Advocacia Criativa

Em tempos de pandemia e crise econômica eu recorro a literaturas racionais para não me desesperar e sucumbir em meios às turbulências. Nós que trabalhamos como empreendedores precisamos nos assegurar de que temos a inteligência emocional necessária para tomar boas decisões e não seguir a boiada para o fundo do abismo.
O artigo que envio abaixo é de um grande especialista em liderança e deve servir para nos dar a serenidade necessária para este momento. Boa leitura!

 

Cultivando a criatividade em meio à crise - John Maxwell

https://www.johnmaxwell.com/blog/cultivating-creativity-in-times-of-crisis/

Para enfrentar os maiores desafios da vida, precisamos cultivar o pensamento criativo. Em tempos de crise, você precisa aproveitar todas as boas ideias que tiver. E, claro, o melhor momento para aumentar sua criatividade é antes que a crise ocorra. Isso pode ser feito estabelecendo a disciplina do pensamento criativo.

Aqui estão algumas maneiras pelas quais podemos fazer isso:

1. Gaste tempo com pessoas criativas.

Crie o hábito, dentro e fora do trabalho, de passar tempo com criativos. Deixe o modo de pensar deles desafiar e influenciar o seu.

2. Procure o óbvio.

Ao resolver problemas, muitos de nós cometemos o erro de procurar apenas a solução “grande”. Criatividade significa explorar todas as idéias, mesmo as óbvias e aparentemente insignificantes. Muitas vezes, a solução mais simples é a melhor solução.

3. Seja irracional.

Lógica e criatividade podem funcionar muito bem juntas, mas às vezes o pensamento racional atrapalha a maneira de ser criativo. Esteja disposto a olhar para idéias irracionais. Muitas vezes, eles expandem seu pensamento e levam a descobertas que você poderia perder de outra maneira.

4. Pratique agilidade mental.

Criatividade requer flexibilidade. O pensamento burocrático e rígido está em oposição direta à inovação e criatividade. Portanto, crie o hábito de considerar todas as ideias, por mais difícil que pareça implementar ou quanta mudança possa exigir.

5. Atreva-se a ser diferente.

Ser criativo significa permanecer fora da norma. Você deve cultivar a vontade de desafiar todas as regras e suposições.

6. Veja os problemas como oportunidades.

Às vezes, a única diferença entre um problema e uma oportunidade é a palavra que você usa para descrevê-lo. Sempre que enfrentar um problema, dê um passo atrás e pergunte como ele pode ser descrito como uma oportunidade - inovar, criar e melhorar.

A disciplina do pensamento criativo mudará você - e para melhor.

Como disse o jurista Oliver Wendell Holmes, "a mente, uma vez expandida para as dimensões de idéias maiores, nunca retorna ao seu tamanho original".

Um abraço,

Adelí