Conheça os softwares jurídicos mais usados por escritórios e empresas

  • Post category:Blog
No momento você está vendo Conheça os softwares jurídicos mais usados por escritórios e empresas

Criados com o objetivo de facilitar o dia a dia dos advogados, os softwares de gestão jurídica e controle de processos se proliferam e, a cada feira do setor, são apresentados novos produtos, sempre com a promessa de que será imbatível.

Em meio a essa disputa, o site Gestão Jurídica Empresarial (Gejur), criado pelo Fórum de Departamentos Jurídicos (FDJur), fez uma pesquisa com mais de 400 advogados, tanto de escritórios quanto de departamentos jurídicos de empresas, para saber quais os softwares jurídicos utilizados e qual a avaliação de seus usuários.

Quase 30 softwares foram citados na pesquisa feita com representantes dos departamentos jurídicos. O mais utilizado é o Espaider, citado por 25% dos entrevistados. Em segundo lugar ficou o RR Jurídico (23%), seguido pelo e-Xyon (8%).

O resultado mostra uma mudança no cenário nos últimos anos. Na primeira pesquisa feita pela Gejur, em 2012, o Espaider também era o mais utilizado (15%), porém, seguido pelo CP-Pro (9%) e Tedesco (8%). Além disso, é interessante observar que o número de departamentos jurídicos que não utilizam nenhum software ainda é relativamente grande, 3,4% — o que é mais do que vários sistemas conseguem abocanhar do mercado.

A pesquisa também registrou uma mudança nos softwares mais utilizados por escritórios de advocacia. O CPJ-Preâmbulo, que era apenas o quarto mais utilizado em 2012, agora ficou em primeiro. O CP-Pro, que antes era o mais usado, agora aparece em segundo na lista, seguido do Espaider, se se manteve como o terceiro mais utilizado.

Conheça os cinco softwares mais usados por empresas e escritórios:

CPJ-Preâmbulo — É um sistema de gestão do ambiente jurídico com controle processual, agenda, gerador de relatórios e documentos, acompanhamento financeiro com módulos integrados de conta corrente (custas/honorários), contas a pagar e receber (fluxo de caixa e mapa de resultados) e contas bancárias, também é possível controlar os depósitos judiciais e recursais. O usuário pode criar campos na ficha de processos conforme a necessidade de cada ação. O sistema fornece desde estatísticas sobre a quantificação de processos por ações, matérias, eventos e fases processuais, até mapeamento por análise de risco, permitindo obter-se estimativa dos montantes envolvidos nas ações.

Espaider — Com esse software o advogado passa a contar com um escritório virtual a sua disposição 24 horas por dia. No seu servidor (In House) ou no servidor remoto, pagando por demanda no caso de Data Center. O advogado pode acessar os processos, lançar horas no time-sheet, consultar textos anexados, autorizar pagamentos, cumprir providências, agendar diligências, em qualquer horário ou em qualquer lugar que tenha acesso à Internet. Mesmo em finais de semana, de sua própria casa, o usuário pode gerenciar as contas do escritório, conferir e atualizar agendas e delegar tarefas.

RR Jurídico — Permite o controle de processos, de contratos, de procurações, de atos societários, de documentos, entre outros. Também possibilita ao advogado gerenciar o fluxo de trabalho (workflow). A ferramenta oferece ainda banco de modelos minutas de contratos, procurações e atas; possibilidade armazenamento de documentos e imagens digitalizadas; atualização de valores dos processos pelos principais índices; baixa de Publicações do Diário Oficial e andamentos; baixa da Revista do INPI, atualização de despachos e colidência; análises gerenciais; criação de relatórios detalhados e geração e exportação de gráficos.

e-Xyon — Software Jurídico 100% na internet (cloud computing) permite atender a todas as necessidades relacionadas a controle de processos judiciais e administrativos em todas as áreas do Direito, consultas e pareceres e controles societários. Permite a integração de todos os envolvidos no acompanhamento das questões jurídicas, administrativas e paralegais, formando comunidades jurídicas que interagem em tempo real pela web, permitindo a troca ágil, simples e confiável de todas as informações, andamentos e documentos relacionados às questões jurídicas. O sistema jurídico confere também mobilidade de acesso aos envolvidos na gestão jurídica permitindo acessar os dados de qualquer lugar a qualquer hora, com toda segurança através da internet.

CP-PRO — Projetado para atender as necessidades de gestão de escritórios de advocacia de todos os portes, em quaisquer áreas de atuação, desde a pequena até a grande empresa. Atende as necessidades das áreas operacional, administrativa e financeira, possui diversas ferramentas, como: agenda, contratos, processos, serviços extraprocessuais, marcas e patentes, time sheet, financeiro, armazenamento, Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), Rex Diários (monitoramento nos Diários Oficiais), relatórios, auditoria e Business Intelligence (B. I.)

Departamentos jurídicos de empresas